top of page

Depressão o Mal do Século

Segundo a OMS a depressão é uma epidemia mundial que acomete mais de 318.000.000 de pessoas no mundo, onde o Brasil é o segundo pais das americas em casos de depressão.

​

Este texto tem o objetivo de esclarecer sobre o assunto e também mostrar a nossa proposta de tratamento para este problema tão serio.

​

Para o tratamento da depressão utilizamos a Psicoterapia em conjunto com a Acupuntura. Essas duas terapias utilizadas em conjunto se mostram muito eficaz, pois a Acupuntura de maneira natural proporciona o alívio dos sintomas  e a Psicoterapia faz com que o Cliente possa elaborar seus conflitos emocionais tratando assim as causas psicológicas da depressão.

​

Além disso ensinamos aos nossos clientes o do-in (acupuntura com os dedos), o que possibilita a continuidade do tratamento no dia-a-dia.

​

A depressão é um dos problemas que mais acometem as pessoas atualmente, porém de maneira equivocada muitos profissionais da área da saúde tratam apenas os sintomas da depressão e não a sua causa.

​

Com exceção dos casos de depressão causados por problemas biológicos, o estado depressivo é algo natural e necessário para o equilíbrio do ser humano como um todo (bio, psico, social e espiritual), pois aquela sensação de tristeza e desinteresse pelo mundo externo nos força a prestarmos a atenção em nós mesmos, rever a nossa vida como um todo e mudar aquilo que é necessário nos levando a um crescimento e a um amadurecimento.

​

Infelizmente em função da cultura do imediatismo que parece querer resolver tudo a partir de um comprimido e também da nossa educação voltada apenas para o que está fora de nós este processo de equilíbrio natural de contato consigo mesmo é brutalmente interrompido gerando mais desequilíbrio. Uma simples depressão acaba evoluindo para processos mais complexos como a síndrome do pânico e até mesmo doenças psico-somáticas.

​

Hoje parece que estamos diante de uma multidão de zumbis e vampiros (pessoas sem alma) atormentados e desesperados que em lugar de sangue se drogam compulsivamente através de remédios ou drogas ilícitas.

​

É muito pertinente refletirmos sobre a depressão e outras questões a partir dos relatos da tentação de Cristo e a agonia de Cristo no Horto das Oliveiras, pois a postura que o Cristo teve ao encarar seus problemas nos ensina a maneira saudável de se lidar por exemplo com a depressão.

​

Vamos lembrar o que está escrito no evangelho de Lucas 4,1-13, onde Jesus é tentado três vezes. Na primeira vez o diabo lhe oferece pão pois Jesus estava faminto após um longo jejum, aqui podemos entender que Jesus é tentado pelo Prazer. Na segunda vez o diabo lhe oferece todos os reinos do mundo, aqui podemos entender que Jesus é tentado pelo Ter. Na terceira vez o diabo desafia Jesus a mostrar o seu Poder.

​

Nas três tentativas Jesus renuncia a satisfação imediata e se mantém firme no seu propósito e compromisso, tanto que o diabo desiste e o deixa em paz.

​

Mais para frente em Lucas 22,39-44, Jesus ao se deparar com todo o sofrimento que iria passar entra num processo de agonia profunda chegando a suar sangue, depois foi preso, açoitado, torturado e morto e depois ressuscitou.

​

Este exemplo nos mostra a maneira saudável de se lidar com os problemas e aqui em especial com os nossos conflitos internos e externos.

A natureza nos dotou com tudo aquilo que precisamos para manter a saúde e o equilíbrio, porém a cultura ocidental parece ter separado o homem dele mesmo. Nos iludimos com a idéia de Decarte “Penso logo existo”, porque parece que a solução de todos os problemas está em racionalizações, pensamentos e coisas externas como remédios e outras muletas que usamos para fugir dos problemas fingindo que eles não existem.

​

Jesus nos mostra exatamente o contrário, ou seja, ao se deparar com os seus problemas e conflitos busca um lugar reservado para meditar e refletir (Deserto e Horto das Oliveiras), entra em contato com seus conteúdos (fome e tristeza entre outras), enfrenta todos os questionamentos e busca as respostas dentro dele pois não se rendeu ao Prazer nem ao Ter  e nem ao Poder.

Aqui podemos observar que muitas pessoas ao terem problemas buscam fugir deles através dos prazeres orais como comida e drogas, outras buscam seu alivio no shopping Center comprando e comprando, outras buscam o poder a qualquer preço, exemplo disso são nossos políticos.

​

A Psicologia Junguiana no tratamento da depressão e também de outros problemas Psíquicos estimula o cliente a entrar em contato consigo mesmo, entender seu  processo e com isso elaborar suas questões, conseguindo naturalmente se reequilibrar a nível psíquico e muitas vezes até físico.

​

Em conjunto com a Psicoterapia Junguiana, utilizamos a Acupuntura , que é uma alternativa natural e eficaz no tratamento dos sintomas depressivos, trazendo alívio rápido sem causar dependência.

O processo é demorado porém eficaz. E a exemplo de Cristo e também dos processos da natureza se resume em Nascimento, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição.

Pois a vida é feita de ciclos e normalmente um conflito sinaliza o fim de um ciclo e o início de outro, gerando transformação, amadurecimento e crescimento.

​

Talvez se esta visão de saúde fosse mais difundida e experenciada não precisaríamos de tantas drogas (licitas e ilícitas) e também não seria necessário tanto sofrimento como presenciamos hoje.

​

Entre em contato conosco por email: josepedropsico@hotmail.com ou pelo telefones 9.5194-8991 ou 97305-8362.

bottom of page